Capacitação SIGA qualifica atendimento nos serviços prestados a pacientes do CREDEQ

Profissionais da Rede de Atenção Psicossocial receberam treinamento do sistema para regular pacientes para tratamento em dependência química. Encontro discutiu perfil do usuário e políticas públicas na saúde

DSC_3500

Mais de 100 profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial do Estado (CAPS) foram capacitados nesta quinta-feira (7) para utilizarem o módulo Regulação do SIGA Saúde, sistema que vai auxiliar no encaminhamento de pacientes para o Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (CREDEQ). O uso do SIGA se traduz em dados, informações e conhecimento para as políticas públicas na saúde.

De acordo com Diana Guimarães, coordenadora do projeto SIGA Saúde Goiás, o serviço de regulação garante que o Estado tenha ciência de qual o paciente será encaminhado ao CREDEQ, como foi a entrada deste usuário na unidade e se os protocolos da gerência de Saúde Mental estão sendo atendidos. “É uma parceria, tanto do Estado quanto da OS gestora do CREDEQ. E o SIGA vem para contribuir com a saúde pública neste processo”, comenta Diana.

A gerente de Saúde Mental, Nathália Silva, reconheceu a importância do treinamento SIGA aos servidores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Para ela, além do uso do sistema, o encontro reforçou a qualificação no atendimento e a humanização dos serviços prestados, um papel fundamental da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).

DSC_3508

Além do treinamento, a gerência de Saúde Mental promoveu palestra de capacitação, por meio da coordenação de enfrentamento ao Álcool e outras Drogas. Os participantes puderam identificar os critérios de inclusão e exclusão frente ao tratamento, qual o perfil do paciente e o fluxograma de atendimento do CREDEQ.

“Foi possível mostrar as responsabilidades e identificar todo o perfil dos usuários que podem ser encaminhados para o CREDEQ. Como é um serviço que tem causado muitos questionamentos, inclusive pra esses profissionais que estão na rede, conseguimos dizer para eles que a SES-GO continua com o compromisso de também trabalhar com a Rede de Atenção Psicossocial”, reforçou Nathália Silva.

Política ampliativa

A expectativa de todos os trabalhadores da rede do SUS é que o CREDEQ se integre a Rede de Atenção Psicossocial, sendo este um dos maiores desafios da SES-GO. O CREDEQ é um serviço de gestão estadual e os CAPS são de gestão municipal, entretanto fazem parte de uma mesma rede de assistência.

Durante a capacitação dos profissionais, a Superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde (SPAIS), Evanilde Gomides, afirmou que os municípios têm que entender como é o funcionamento da Regulação para encaminhamento ao CREDEQ, bem como os critérios adotados e as responsabilidades a serem seguidas. “O usuário não vem do Estado, o fluxo deste usuário vai partir do município para o CREDEQ, passando pela nossa regulação estadual. Então devemos fazer funcionar esta regulação, atender bem este usuário que está vindo de todas as regiões de saúde”, pontuou.

Evanilde lembrou ainda que as politicas de saúde avançam em cima de uma necessidade da população e não de um interesse particular do Estado. “Nenhuma política é restritiva e sim ampliativa por direitos. O CREDEQ surgiu por uma demanda da sociedade, a pedido das famílias goianas por um serviço especializado para o álcool e as outras drogas”, disse.

DSC_3520

Nathália Silva (gerente de Saúde Mental) e Evanilde Gomide (SPAIS)

 

DSC_3496

Treinamento SIGA durante à tarde

DSC_3499

Jean Pierre, coordenador geral do Conecta SUS, tem vasta experiência na área de Regulação no Estado, marcou presença no treinamento para auxiliar os profissionais.

DSC_3518

3 Comentários para: “Capacitação SIGA qualifica atendimento nos serviços prestados a pacientes do CREDEQ

  1. Luiselena Luna Esmeraldo

    Parabéns às equipes de Saúde Mental, da Regulação e do Projeto do SIGA Saúde da SES-GO. Estão dando um show de comprometimento!!! CREDEQ também é Mais Saúde Para Goiás, e SIGA Saúde Goiás.

    Responder

Deixe uma resposta.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>