Profissionais dos CAPS recebem treinamento SIGA nesta quinta-feira (7)

caps

A equipe do projeto SIGA Saúde Goiás realiza nesta quinta-feira (7/07), das 8 às 18h, na Escola de Saúde Cândido Santiago, treinamento para profissionais de todos os Centros de Atenção Psicossocial do Estado (CAPS) para utilizarem o sistema. O Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde permite a regulação de pacientes para serem encaminhados para tratamento ao Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (CREDEQ) de Aparecida de Goiânia.

O SIGA Saúde é um sistema para informatizar os processos e procedimentos da atenção básica do SUS. Ele integra um mesmo sistema, acessado pela internet e tem à disposição todas as informações do atendimento em saúde, desde o agendamento de uma consulta até a realização de um exame. Pode ser usado em uma Unidade Básica de Saúde, clínica, laboratório ou hospital que integre o sistema de saúde do município.

O uso do SIGA se traduz em diversos benefícios tais como: agendamento de consultas e exames, registro de aplicação de vacinas, acompanhamento pré-natal e atendimento ambulatorial, prontuário eletrônico do paciente, entre outros. Não apenas os CAPS Álcool e Drogas (AD) vão encaminhar pacientes ao CREDEQ mas todos os CAPS, conforme nova tratativa da SES. “Com a inauguração do CREDEQ, todos os processos para acolher os novos pacientes estão em fase de adaptação. Para tanto, foi verificada a possibilidade de todos os CAPS, não apenas os da denominação álcool e drogas, encaminharem os pacientes para tratamento. Toda articulação da SES tem esse objetivo, facilitar o acesso do cidadão aos serviços de saúde oferecidos”, diz o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela.

A gerência de Saúde Mental oferecerá palestra de capacitação, por meio da coordenação de enfrentamento ao Álcool e outras Drogas. Os participantes vão identificar os critérios de inclusão e exclusão frente ao tratamento, qual o perfil do paciente e o fluxograma de atendimento do CREDEQ.

Fonte: http://www.saude.go.gov.br/

Um Comentário para: “Profissionais dos CAPS recebem treinamento SIGA nesta quinta-feira (7)

Deixe uma resposta.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>