Ser MULTI é o grande desafio do SIGA Saúde Goiás

A necessidade da garantia do acesso igualitário da população aos serviços de saúde faz do Sistema SIGA um projeto inovador e se tornou uso obrigatório em todas as Unidades de Saúde sob gestão municipal em São Paulo, onde ele foi desenvolvido há mais de 10 anos. O sistema pode ser cedido a qualquer município e já foi implantado em Campinas-SP, Caraguatatuba-SP, Camaçari-BA e Juiz de Fora-MG, de forma isolada, sem quaisquer ligações entre si.

Goiás foi o primeiro Estado a se interessar pelo sistema de forma mais abrangente e arrojada. O grande desafio é transformar este projeto “uni” em multimunicipal, para que todas as ações de saúde dos municípios goianos possam ser acompanhadas e monitoradas a nível estadual. E de que forma acontece este processo?

Uma das etapas do projeto SIGA Saúde Goiás é customizar o sistema para permitir que o mesmo seja utilizado por todos os municípios goianos que desejarem e que o estado tenha a visão total de todos os dados do sistema, criando uma rede de informatização dos registros de atendimento do Sistema Único de Saúde em Goiás

Além de tornar o SIGA multimunicipal também será implementado o Barramento Estadual de Informação em Saúde (BEIS), ou seja, troca de informações entre sistemas de diferentes origens para filtrar atendimentos e serviços de saúde realizados por todas as unidades de saúde de Goiás.

Sob todos os aspectos e principalmente considerando a atual política do Governo do Estado de Goiás de ampliar as parceiras com Organizações Sociais na melhoria e qualificação continuada dos Serviços de Saúde, a especificação de um Barramento Estadual de Informações em Saúde se reveste de elevadíssimo aspecto estratégico. O BEIS será o elemento estruturante da Plataforma Goiana de Informações em Saúde, capaz de coordenar e orquestrar o intercâmbio de informações entre os diferentes atores do setor saúde e seus respectivos sistemas.

Sem o BEIS, corre-se o risco de gerar um grande grau de descoordenação entre serviços e ações resultando em perda de qualidade de serviços e, principalmente, em redução na efetividade das ações de saúde. Baseado no modelo padronizado de processos de atendimento sob especificações do Ministério da Saúde, este Barramento será como um elemento aglutinador, evitando descoordenação entre serviços e ações entre Estado e municípios, o que reforça uma característica “multi” ao SIGA Saúde em Goiás.

A adoção de um sistema eletrônico como o SIGA Saúde no Estado e em municípios goianos vai garantir, de forma perene e sustentada, dados e informações que possibilitem tanto o planejamento como o monitoramento das ações e iniciativas em saúde para acesso a serviços de qualidade aos cidadãos goianos. Este desafio estamos vencendo!

Um Comentário para: “Ser MULTI é o grande desafio do SIGA Saúde Goiás