SIGA Saúde avança no Estado e implantação chega a Rio Verde

A partir desta quinta-feira, 31, é a vez de Rio Verde iniciar as ações de implantação do SIGA Saúde Goiás. A equipe fará um levantamento em todas as unidades básicas de saúde do município para analisar infraestrutura, estoque de medicamentos, ações de saúde realizadas, profissionais atuantes, entre outras exigências para a implantação do projeto. Rio Verde é a sede da regional de saúde do Estado na região Sudoeste I.

Nesta semana, o secretário municipal de saúde, prefeito, coordenadora de atenção primária, coordenador de regulação, entre outros profissionais de saúde de Rio Verde participam do workshop completo sobre o sistema. A intenção é que o município receba a implantação do sistema de uma única vez, desde o atendimento na atenção primária até a regulação. Rio Verde será a 5ª cidade a receber o sistema.

Conhece a história do município?

DSC_6278

No início do século XIX, quando Goiás era constituído de latifúndios improdutivos, uma família oriunda de São Paulo tomaram posse das terras às margens do rio São Tomás, onde começaram a escrever a história de Rio Verde. Este desbravamento tornou-se o embrião do município que é hoje.

No século passado, Rio Verde desponta entre as demais cidades tanto na economia como na infraestrutura, sendo a primeira cidade do Estado a possuir rede de água encanada. O grande marco aconteceu em 1970 com o despontamento da agricultura, época em que se atraiu muitos agricultores de São Paulo e da região Sul. Vieram com maquinários, tecnologias, recursos e experiências que transformaram o município no maior produtor de grãos de Goiás e um dos destaques hoje do país. Hoje, a centenária Rio Verde conta com mais 207 mil habitantes (IBGE 2015), sendo o quarto mais populoso de Goiás.

Colheita1(1)DSC_6066