SIGA Saúde e Cartão SUS: um casamento eficaz!

O Cartão SUS, ou Cartão Nacional de Saúde, é um instrumento criado pelo governo federal para controlar e vincular todos os procedimentos executados no SUS (Sistema Único de Saúde) ao usuário. O cartão tem uma identificação única e armazena todos os dados do paciente e informações confiáveis sobre suas consultas, como local de atendimento, data e horário, quais serviços e procedimentos do SUS foram disponibilizados e o profissional que realizou.

E como o SIGA Saúde atua nesse processo?

O Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (SIGA Saúde) incorpora as funcionalidades do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Sistema Nacional de Regulação (SISREG) e do Sistema Cartão Nacional de Saúde (CadSUS). Com o SIGA Saúde atuando em Goiás, é possível emitir o cartão SUS no ato do atendimento, cadastrar, identificar e viabilizar informações sobre os usuários, agilizar o acesso da população aos serviços do SUS e promover interação com outros sistemas de informação.

Em outras palavras, o SIGA Saúde vai informatizar e otimizar os processos de atenção à saúde básica em Goiás através do Cartão SUS, como agendamento de consultas e exames, acompanhamento pré-natal, registro de vacinação, prevenção e tratamento de pacientes, apoio a pessoas com deficiência, controle eficaz na retirada de insumos, entre outros. Essa parceria permite também a configuração de um prontuário eletrônico do paciente (PEP), que contempla o acesso facilitado ao histórico de atendimentos e informações clínicas inseridas pela equipe multidisciplinar, como internações, vacinas e consultas, garantindo agilidade e segurança à assistência do paciente.

Um Comentário para: “SIGA Saúde e Cartão SUS: um casamento eficaz!

Deixe uma resposta.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>