SIGA Saúde Goiás vai monitorar gestantes em todo Estado através do módulo Pré-Natal

IMG_20160323_145949052_HDR

Reunião foi realizada na tarde desta quarta-feira (23) no Centro de Informações e Decisões Estratégias em Saúde – Conecta SUS

A equipe do SIGA Saúde Goiás se reuniu com o Superintendente Executivo da Secretaria de Estado da Saúde, Dr. Halim Antônio Girade, e com a equipe da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente na sala de reuniões do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS para a apresentação do módulo Pré-Natal do SIGA Saúde. Estiveram presentes na avaliação deste módulo a subcoordenadora do Sistema de Informação de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Danielle Fortunato, a subcoordenadora de Saúde da Criança, Kamilla Vência, a gerente de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Jordana Melo, e a subcoordenadora de Saúde da Mulher, Cláudia Franco.

O objetivo da apresentação foi demonstrar o uso do sistema para coleta de informações essenciais ao acompanhamento pré-natal em todos os 246 municípios do Estado, permitindo a geração de mapas georreferenciados com informações atualizadas de todas as gestantes, sobretudo as de maior risco, para que sejam devidamente acompanhadas em tempo real pela equipe de Saúde da Família. A intenção é que este módulo Pré-Natal se expanda de forma rápida para permitir o controle preciso de gravidez na adolescência, diagnósticos de infecção, entre outros cuidados com a saúde da gestante.

Através do SIGA Saúde, as informações serão obtidas em tempo real pelo Conecta SUS permitindo a geração de relatórios, gráficos e outras ferramentas analíticas que possibilitem o monitoramento permanente da saúde da mulher, da criança e do adolescente. Dada sua importância para a saúde de mulheres e crianças, o módulo Pré-Natal será habilitado para todos os municípios de Goiás, sem a necessidade de que estes assinem os Termos de Adesão, como vem ocorrendo com os outros módulos do SIGA Saúde no Estado (município por município).

Após avaliação e aprovação do módulo, foi identificada a necessidade de realização de alguns ajustes essenciais para atender as demandas do Estado. A equipe do SIGA Saúde Goiás realizará as modificações solicitadas e, a partir de abril, terá início a capacitação dos profissionais de saúde de todas as unidades de saúde do município, incluindo as Regionais de Saúde.

Deixe uma resposta.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>