Com o objetivo de disponibilizar informação qualificada para a tomada de decisões, ter maior controle dos recursos aplicados, fortalecendo a premissa do Sistema Único de Saúde em Goiás, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), em parceria com a empresa IC Consulting – empresa especializada em soluções para monitoramento e gestão de processos –, está implantando um sistema para informatização dos processos e procedimentos de atenção à saúde do SUS. Conhecido como SIGA Saúde, o Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde vai identificar e viabilizar informações sobre os usuários, agilizar o acesso da população aos serviços de saúde e promover a interação com outros sistemas de informação.
O SIGA Saúde está entre as ações do INOVA Goiás, programa de incentivo em estratégias para inovação e tecnologia, lançado em setembro de 2015 pelo Governo do Estado. O objetivo é inserir Goiás como um dos três Estados que mais investe em infraestrutura nessa área, além de desenvolvimento em pesquisas com maior relevância para o setor produtivo.
Criado pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo, o SIGA Saúde é uma plataforma tecnológica livre, moderna, capaz de contemplar a diversidade dos antedimentos realizado pela rede SUS e viabilizar a integração dos processos assistenciais. Goiás é o primeiro Estado a aderir ao sistema de forma inédita (para vários municípios) e sem custo de aquisição de licença do software, uma vez que o mesmo é cedido pela Prefeitura de São Paulo.
“Somos o primeiro projeto em curso que vai utilizar o sistema em nível estadual, e interligado, para qualquer município goiano que se interessar. Os demais projetos são realizados em esfera municipal, ainda. Demos um passo a frente”, comenta a gerente de Tecnologia da Informação da SES-GO e idealizadora do projeto, Luiselena Luna.
O projeto-piloto deste sistema será implantado nos próximos meses na região de saúde Sudoeste I, cuja a sede fica na cidade de Rio Verde e contempla outros 17 municípios: Cachoeira Alta, Itajá, Itarumã, Lagoa Santa, Quirinópolis, Castelândia, Paranaiguara, São Simão, Caçu, Acreúna, Aparecida do Rio Doce, Santo Antônio da Barra, Montividiu, Santa Helena de Goiás, Maurilândia, Porteirão e Turvelândia. O Hospital de Urgências da Região Sudoeste (HURSO) em Santa Helena de Goiás, referência na região, também fará parte do projeto. A população atendida nesta região totaliza 570 mil habitantes. Quirinópolis é a primeira cidade goiana a receber o sistema.
Sobre o SIGA Saúde
O SIGA Saúde utilizou os conceitos do Projeto Cartão Nacional de Saúde (CNS) e incorporou as funcionalidades do Cadastro Nacional de Estabelecimentos em Saúde (CNES) e do Sistema de Regulação do Ministério da Saúde (SISREG). O intuito é otimizar os processos de atenção à saúde básica, como agendamento de consultas e exames, acompanhamento pré-natal, registro de vacinação, mais apoio a pessoas com deficiência, controle eficaz na retirada de insumos, entre outros serviços no âmbito SUS.
“Pelo sistema, por exemplo, uma pessoa que necessita de determinado exame pode realizá-lo em local mais próximo de sua residência, porque o SIGA vai mostrar essa possibilidade. Também organizará melhor as filas para consulta, já que o software vai mostrar as desistências e a inclusão de novos médicos. Assim, permitirá a redistribuição do atendimento”, explica a gerente de TI da SES-GO.
Atualmente, o SIGA Saúde se encontra em operação nas cidades de São Paulo-SP, Campinas-SP, Caraguatatuba-SP, Camaçari-BA e Juiz de Fora-MG. Somente na capital paulista, o SIGA Saúde está em operação há mais de oito anos, possui 18 milhões de usuários, presente em 960 unidades de saúde cadastradas e realiza mais de 1,5 milhão de agendamentos mensais.
Para Luiselena, o modelo goiano terá características únicas, em especial pelo envolvimento direto e permanente do Estado na implantação de Sistemas de Informação em Saúde nos municípios e seu compromisso com esta parceria. “O êxito das políticas públicas relacionadas ao e-Saúde (solução informatizada de gestão do atendimento total em saúde) no Brasil está fortemente condicionado a efetivação de parcerias entre os governos federal, estaduais e municipais”, diz.
O projeto de implantação do SIGA Saúde Goiás foi apresentado ao Ministério da Saúde e selecionado como um dos três mais destacados entre as 150 propostas apresentadas para receber financiamento federal. Esta seleção evidencia sua importância e relevância regional e nacional.
SIGA Saúde e Conecta SUS
O projeto de implantação do SIGA Saúde em municípios goianos e a implantação do Barramento de Informações em Saúde (que permitirá o intercâmbio seguro de informações entre diferentes sistemas) permitirão o monitoramento completo das informações de saúde, em tempo real, pelo Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS, localizado na Secretaria de Estado da Saúde.
Pelo Conecta SUS é possível obter todas as informações de Saúde em Goiás e isso revela o desenvolvimento do Estado na área de Tecnologia da Informação em Saúde. “Com a convergência dessas plataformas será possível obter ainda mais informações que permitam a melhoria contínua da qualidade, tanto dos serviços oferecidos à população como nos resultados alcançados na saúde dos goianos”, finaliza Luiselena Luna.
Benefícios do SIGA Saúde em Goiás:
• Melhorar a qualidade e eficiência dos serviços de saúde, atuando no processo de agendamento de consultas e exames e de acompanhamento clínico de pacientes;
• Tornar mais eficiente a utilização dos recursos disponíveis permitindo que estes sejam alocados de forma racional e com o acompanhamento das ações realizadas;
• Gerar melhorias significativas na capacidade de arrecadação dos municípios, com redução de entraves relativos a pagamentos e problemas de faturamento;
• Acompanhar os resultados das políticas públicas de saúde, avaliando permanentemente as ações realizadas e os resultados alcançados;
• Elaborar e direcionar investimentos de maneira mais eficiente com objetivo de atender demandas emergentes ou represadas.
Ações com a implantação do SIGA Saúde:
· Cadastro e identificação do Usuário SUS (Cartão Nacional de Saúde);
· Impressão do Cartão SUS no ato do atendimento;
· Cadastro e identificação das famílias e domicílios;
· Cadastro de estabelecimentos e profissionais;
· Agendamento de consultas básicas;
· Registro de vacinas;
· Registro de Atendimento (Registro eletrônico de saúde ambulatorial);
· Registro dos agravos de notificação compulsória;
· Registro de Acidentes de Trabalho;
· Registro de reações adversas;
· Faturamento Ambulatorial SUS;
· Relatórios operacionais e de gestão;
· Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).